Embaixada dos Estados Unidos convida a Rádio Sucupira para entrevista com James McPherson sobre o ASEDA
Programa ASEDA forma jovens angolanos em debates em inglês, promovendo liderança, pensamento crítico e liberdade de expressão no âmbito da campanha Freedom 250.
Uma entrevista conduzida pelo Diretor da Rádio Sucupira Artur Fuaenda com James McPherson, Secretário de Imprensa e Educação da Embaixada dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe, abriu o debate sobre o American Spaces English Debate Academy (ASEDA). Durante a conversa, a boa disposição do entrevistado tornou o momento muito proveitoso, permitindo esclarecer a importância do programa e os objetivos da iniciativa.
O Debate Final do ASEDA está marcado para quinta-feira, 12 de Fevereiro, das 14h00 às 16h30, na Mediateca de Luanda, com duração prevista de cerca de 1h30 em língua inglesa. O evento será aberto ao público, com participação por ordem de chegada, oferecendo uma oportunidade única para jovens angolanos presenciarem debates estruturados e interativos em inglês.
O ASEDA, lançado em Julho de 2025, reuniu 40 estudantes de alto desempenho do ensino médio e universitário, selecionados por processo competitivo. Ao longo de três meses, os participantes aprimoraram competências de Fluência em inglêsLiderança e iniciativaTrabalho em equipa, Comunicação estruturada,Pensamento crítico e argumentação.
Durante a entrevista, James McPherson destacou que a língua inglesa e a liberdade de expressão são ferramentas essenciais para o desenvolvimento académico, profissional e democrático. O programa também integra as celebrações dos 250 anos da Independência dos Estados Unidos da América, no âmbito da campanha Freedom 250, promovendo valores de liberdade, igualdade, participação cívica e diálogo construtivo.
O Debate Final contará com a presença da Chefe da Missão e Encarregada de Negócios dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, palavras da Miss Angola Universo 2025, e representantes de empresas norte-americanas como Africell e Coca-Cola Angola, que integrarão o painel de júri.
A iniciativa reforça o compromisso da Embaixada dos EUA com a educação, juventude e diplomacia pública, ao mesmo tempo que promove oportunidades para jovens desenvolverem habilidades essenciais para o futuro académico e profissional, e participarem de forma ativa em espaços de debate democrático.

.jpg)


Sem comentários:
Enviar um comentário